Algo que eu fazia quando estudava era prestar atenção na aula e copiar TUDO que os professores escreviam na lousa. Não copiava por copiar, e sim fazia tudo com atenção, coloca observações e grifava o que eu achava mais importante.

Dessa forma eu já que meio estudava a matéria e me poupava muito tempo em casa no momento que ia estudar para as provas.

Agora com acesso fácil aos smartphones, os Padawans estão tirando foto das lousas ao invés de copiarem. Será que é uma boa?

Tirar foto da lousa é uma boa

Uma amiga – que é professora – disse no Facebook que pedagogicamente falando o ato de escrever faz parte da fixação do conhecimento.

Entenda que se o aluno escreve com atenção e empenho, ele irá fixar e até entender melhor a matéria. Porém copiar por copiar apenas para mostrar serviço ele irá cair na mesma vala de tirar fotos da lousa.

Pam Mueller, psicóloga americana que coordenou uma pesquisa sobre esse assunto disse que quando você anota, você é forçado a processar a matéria.

Ou seja, você está aprendendo quando copia a lousa.

O Wilton Oriundo, diretor do ensino médio de uma escola em São Paulo, disse:

“Fotografar não faz o menor sentido. A lousa é uma construção de um pensamento que está sendo discutido em sala. Professores e alunos elaboram juntos um conceito. Com a foto, todo o mecanismo de construção desse saber se perde.”

Mas vamos vários educadores não acham problema. Olha, se for tirar a foto e depois trabalhar nela – copiando para o livro e/ou fazendo cards – entramos na mesma categoria de copiar a lousa com atenção.

Ou seja, o aluno está usando uma ferramenta para ganhar tempo em sala de aula. E se ainda mais tenha fórmulas complexas ou desenhos e gráficos, tirar foto é um excelente aliado dos alunos.

Tirar foto da lousa é uma boa 02

Importante ressaltar que cada um tem um ritmo de aprendizado. Para alguns, copiar faz com que prestem atenção na aula e para outros tirando foto e estudando sozinho em casa é a melhor maneira de fixar e entender algo.

O que não pode é tirar foto por tirar e nem copiar por copiar. Os educadores e os pais precisam se atentarem como a cabeça dos Padawans funcionam e, assim, indicar qual é o melhor caminho para o aprendizado.

E aí, o que você acha sobre isso?

Imagens via http://www.shutterstock.com e http://www.shutterstock.com