Criei um hábito quando comecei a trabalhar. Antes de pagar qualquer conta eu tiro X% do salário e guardo. A primeira conta, digamos assim, é pagar para mim. Com esse hábito, acredite, você acaba conseguindo guardar dinheiro. “Mas Nerd Pai, se eu faço isso, não consigo pagar minhas contas“. Esse é  pensamento da maioria, não? E totalmente errado. Nos primeiros meses, sim, pode ocorrer isso. Mas depois você acaba incorporando essa “conta”  a mais em seu orçamento mensal. Sabe aquelas comprinhas de impulso que todos temos? Elas diminuem, e muito! E o que sobra, depois de algum tempo, é uma poupança que você nem sabe como foi que guardou.

Bem, estou ensinando o Padawan a fazer isso. Quero criar o hábito saudável de guardar dinheiro. E com a técnica que estou usando, matei dois Siths com apenas um movimento do sabre de luz.

Todos pais tem medo que os filhos engulam parafusos, pregos, botões ou moedas. O que eu fiz. Ganhei de um amigo esse cofrinho do Batman:

Educação financeira começa desde cedo. E com o Batman

Espalhei pela casa algumas moedas de diversos valores. Peguei algumas, chamei o Padawan, e mostrei para ele o que fazemos com as moedas. Coloquei duas no cofrinho. Dei mais duas para ele e, adivinhem?

Educação financeira começa desde cedo

Ele pegou e colocou direitinho na fenda do cofrinho do Batman. Aí falei para ele ir ao quarto dele pois tem mais moeda lá. Ele foi, pegou, e voltou correndo para colocar no cofrinho. Ou seja, o princípio de guardar dinheiro iniciou-se. E ele, ao ver uma moeda, vai querer guardar no Cofre do Batman, e não por na boca.

O próximo passo e esperar ele pedir algo para comprar. Aí irei abrir o cofre e comprar com as moedas! E, claro, ele vendo tudo. Explicarei que se ele quer algo, guarde dinheiro e compre sempre à vista, com desconto. Certeza que esses passos serão importantes para que o Padawan saiba a importância de guardar dinheiro e principalmente não comprar nada parcelado. E, espero, que o aprendiz supere o mestre :)