O Padawan ficou pedindo a semana toda que queria empinar pipa. Ele deve ter visto em algum desenho ou livro pois estava obcecado. O que um pai exemplar tem de fazer? Comprar um pipa e ir empinar com ele. Mas mesmo os pais exemplares, modestia à parte, tem suas deficiências: não sei empinar pipa. Quer dizer, teoricamente até que sei, basta velocidade, envergadura correta, vento e saber onde amarrar a linha e a rabiola. E onde amarrar que foi um problema…

engenharia de pipa
Então, Jovens Padawans, o que eu fiz? Pedi no Facebook e no Twitter algumas dicas. E fui apresentado à engenharia de pipa:

Isabella Fernandes Cardoso – Ta falado serio? Você não sabe fazer cabresto? Eu te ensino

Patrícia Cordeiro  – A linha vai na estrutura da pipa. Na minha epoca, varas finas de bambu. Meça dois pedaços de linha, cada um do tamanho da largura e outra do comprimento da estrutura, e deixe uma folga de uns 2 dedos para cada. Amarre-as à cada ponta equivalente. Depois, com a ponta de linha do carretel, vc faz um no bem no cruzamento desses pedaços que estão amarrados na horizontal e vertical da pipa. O ajuste de amarração (mais pra cima ou mais pra baixo) é teste e habilidade do pipeiro. Deu pra entender?

Gabriela E. Gustavo Amarra em x p prender lá em cima e vai descendo enrolando ela no palito e em x novamente no cruzamento de baixo, é, é isso mesmo. :)

José De Oliveira Batista Não. Não tem nada na horizontal. Você faz uma linha com dobra e amarra da ponta de Baixo até a segunda vareta de cima e faz um nó nela

Junior Verde Se não tiver uma linha envergando a taleta horizontal ela não pega vento.

Fábio N Lima Depende do que vc está tentando fazer. Estirante/Cabresto é uma linha dupla ou tripla que vai da vareta horizontal até o bico lá em baixo. Para fazer é fácil, pegue um pedaço de linha e dobre uma ou duas vezes. Faça dois furinhos na parte de cima e amarre a linha e depois amarre no final da vareta vertical. Para medir onde “fechar” o estirante e ele não enroscar na vareta, vc faz um triângulo se baseando nos 3 pontos: Cruzamento, final da vareta superior horizontal e final da vareta vertical. Para envergar, vc pega uma linha, dobra duas vezes e amarra de uma ponta a outra da vareta superior horizontal e depois vai ajustando enrolando a linha na propria vareta e envergando o pipa, sempre balanceando o lado esquerdo e direito.

Dani Damasceno kkkkkkkkkkkkkkk Brincar de pipa é muito legal… na minha “cultura” a gente amarra um pedaço de linha no cruzamento de varetas de cima até a ponta de baixo… e nessa linha que dá um nó da linha do carretel.

A mulherada em peso comentou e me ajudou bastante. O que eu fiz foi pegar uma dica ou outra e ir adaptando na minha pipa. Cabresto duplo ou triplo, rabiola grande, média ou pequena, pouca ou muita envergadura e por aí foi. Até, em uma rajada de vento, tudo deu certo:

pipa padawan

Padawan adorou! Segurou a linha e tudo. A pipa ficou uns 20 minutos lá no alto. Só tive de tirá-la pois o guarda do parque pediu para sairmos dali pois iria pousar um helicóptero.

Esse tipo de passeio/brincandeira que fazemos com o Padawan são excelentes. Tanto eu como ele nos divertimos muito! Corremos, rimos e ambos tiveram uma nova experiência. Aconselho a todos os pais! Saiam de casa e vão para um parque. Você volta revigorado com um passeio desse. E não tem nada mais gostoso que ver o sorriso do seu filho quando vocês dois se divertem juntos.

E segue um vídeo da pipa:

Tenho a péssima mania de postar sem revisar o texto. Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou Clique aqui para me informar. Obrigado!