Trabalhamos bastante aqui em casa sobre o estereótipo de gênero. Não tem aquela que essa cor ou brinquedo é de menina ou de menino. Até porque convenhamos, Action Figures são bonecos e bonecas, né?

Veja bem, eu explico para o Padawan que a cor rosa não é de menina e deixo ele livre. Não imponho que ele DEVE usar essa cor ou qualquer outra. Acredito que ao fazer isso estou respeitando meu filho.

filho-e-laboratorio-criacao-sem-estereotipo-de-genero-01

Li uma reportagem onde os cuidadores, como os pais preferem ser tratados, escolheram um nome neutro para o seu Padawan para que ele tenha uma criação sem estereótipo de gênero. E mais: tem dias que o seu Padawan sai com vestido rosa cheio de babados e no dia seguinte com uma bermuda azul.

Aqui eu pergunto: será que o desejo dos pais – não do Padawan – de fabricarem alguém que não tenha gênero definido não irá causar danos no futuro?

filho-e-laboratorio-criacao-sem-estereotipo-de-genero-02

Bem, eu acredito que sim. Essa criança pode ter danos no futuro pois irá enfrentar, infelizmente, preconceitos e os pais precisam estar preparados para apoia-lo em todos esses momentos. É necessário desconstruirmos várias coisas e o papel dos pais é mostrar o caminho para os filhos, e não imporem nada.

Fazer o filho de laboratório não é bacana, não é? E você, o que acha disso tudo?