Chega o momento que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga a lista dos concorrentes ao Oscar. Melhor filme, melhor ator e melhor edição fazem parte das categorias que podem ganhar aquela estátua dourada com um homem careca. Mas a maioria não faz a mínima ideia o que a turma da edição faz. Qual a importância deles? Não é só juntar tudo e pronto? Podem acreditar, o trabalho pesado para tudo que você no filme esta na mão deles.
Ao filmar algo, teoricamente, usam apenas uma câmera para isso. Por exemplo, vamos filmar um diálogo entre um casal. Eles preparam toda a iluminação, foco, enquadramento e maquiagem para filmar apenas o homem. O diálogo todo é feito apenas fimando ele. A mulher do diálogo fica lá, conversando com ele, sem ser filmada. Aí fazem vários takes com enquadramentos e focos diferentes, com mais zoom, mais aberto, enquedramento fechado e por aí vai. Depois a equipe vai e faz tudo isso com a mulher. Ao final, eles tem várias cenas filmadas do diálogo. E quem junta tudo isso para que o diálogo saia como conhecemos? O editor. Ele dá o clima da conversa. Em partes mais tensas, usa as cenas de close-up, faz o ping-pong da conversa ficar mais dinâmico. Claro, o diretor sempre aprova isso e tal pois quem assina o filme é ele.
Para vocês terem uma ideia, o editor consegue operar milagres e alterar todo o enredo do filme! Um filme de comedia pode ser transformado em um filme de terro, por exemplo. Exagerei um pouco, claro, mas vocês entenderam.
Esse é o papel do editor no cinema. Ele junta e dá sentindo em milhares de minutos de filmagens, fazendo com o que filme tenha sentindo. Querem um exemplo? Abaixo temos dois trailers, um do novo filme Star Trek – Além da Escuridão e do Toy Story 3. Percebam que trailer de Toy Story foi refeito para encaixar perfeitamente nas falas do Star Trek. Quem editou isso fez com que o trailer de Toy Story parecesse um filme totalmente diferente.
Confiram:
Star Trek
Toy Story
Então, quando tiver o prêmio de Editor, lembre-se disso. Eles são de extrema importância no resultado final que vemos no cinema.