Tudo que é cor de carro tem uns nomes estranhos. Muitas vezes fico pensando qual a razão de ter Verde Botanic, Cinza Antique, Azul Pacific, Branco Polar, Vermelho Tribal. Ok, entendo que as cores tem nuances e existem vários tipos de vermelhos e tal, mas esses adjetivos que dão, qual a razão?
No site da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, a designer da área de Color & Material, Valéria Carvalho Santos explica:
“É importante entender o conceito do carro para que a pintura funcione como um elemento de valorização do seu perfil, e de seus atributos. Por exemplo, para o Jeep Renegade, que é um modelo de formas mais planas e de forte identificação com o espírito aventureiro, foram escolhidas cores sólidas e vibrantes – como o Vermelho Colorado e o Laranja Aurora– que traduzem bem esse perfil.”
Depois que definem a cor do carro, o departamento de Produto e Marketing entram em cena. Os nomes precisam se associar com a cor e também precisam traduzir conceitos. O Marrom Horizon do Toro remete à paisagens naturais, como o Cinza Antique do Compass remete ao refinamento e ao vintage.
Ou seja, tanto as cores como o nome delas remetem à proposta do carro. Não é uma escolha simples, até porque é mais que sabido que a cor influencia na compra do produto.
Para ser mais detalhes, visite o site da FCA – Fiat Chrysler Automobiles.
Confira mais posts do Nerd Pai Explica aqui! Já tem quase 50!